Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Passo a passo para um trabalho de pesquisa

Decorreu na BE, já neste mês de fevereiro, mais uma sessão prática dedicada à literacia da informação, destinada aos alunos do 5º B. Na área de Cidadania, a reflexão gira agora em torno dos Hábitos de vida saudável, temática que deu o pretexto para a produção de trabalhos. A BE, em colaboração com a Diretora de Turma, procura dar uma ajuda no processo de pesquisa, seleção e organização da informação.
Assim, após uma 1ª sessão ainda em janeiro, que serviu essencialmente para dialogar sobre algumas noções básicas em matéria de pesquisa e seleção da informação e para definir as sucessivas etapas de um trabalho escrito, os grupos passaram à prática, cada qual ciente do seu subtema. Localizada a bibliografia para consulta, e seguindo as pistas da CDU, cada grupo explorou as obras selecionadas e começou a esboçar os tópicos essenciais a desenvolver no respetivo trabalho. Foi interessante observar nos diferentes grupos a troca de ideias, ainda desordenadas, mas que, com a ajuda das professoras, começaram a ganhar já consistência.
Os alunos perceberam a importância de uma abordagem atenta e crítica das fontes de consulta, desde o início da pesquisa; procedimentos como procurar no índice de uma enciclopédia o assunto pretendido, ou distinguir aspetos essenciais de aspetos secundários ou mesmo dispensáveis, fazem toda a diferença; registar pequenas anotações e apontar as respetivas referências bibliográficas e as páginas que vão ser úteis ao trabalho é também fundamental...
Na próxima sessão, haverá oportunidade de aprofundar os tópicos definidos, de transformar a informação em conhecimento e em discurso próprio e de procurar mais informação, desta vez na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011