Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

terça-feira, 16 de maio de 2017

Para lá do texto...

A abordagem na sala de aula da obra dramática Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes, trouxe à discussão das aulas de Português do 8º Ano o tema da Igualdade de Género, confrontando as cenas retratadas na peça com a realidade social.
Na BE, recebemos a psicóloga Cristina Ferreira, da Associação Fernão Mendes Pinto, para um diálogo e uma reflexão com cada turma do 8º Ano, acerca das questões mais prementes levantadas pela Igualdade de Género atualmente.
Tal como se evidenciou na exposição dedicada ao tema, que esteve patente na escola, durante a Semana da Leitura, a história da Igualdade de Género nas sociedades ocidentais tem-se feito de ideais que, progressivamente, se foram materializando, graças ao esforço e, por vezes, sacrifícios, de muitas mulheres e homens. Em Portugal, muito se evoluiu, sobretudo, com a conquista da Democracia, após o 25 de Abril.
Mas muito está ainda por fazer, quer no que toca os Direitos das mulheres, quer, igualmente, os Direitos dos homens. Questionar o que significa, na verdade, a Igualdade entre os seres humanos (sem ignorar, mas antes respeitando as diferenças) terá sido o ponto essencial desta comunicação, que ajudou também a perceber que a Igualdade está intimamente ligada à Dignidade, a que todos os seres humanos - mulheres e homens- têm direito.
À Dra. Cristina e à Associação Fernão Mendes Pinto, o nosso agradecimento pela colaboração!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011