Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Leituras que inspiram

Aproxima-se o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, data que tem inspirado algumas das leituras e atividades mais recentes dos nossos alunos.
A partir da obra História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda, lida nas aulas de Português, os alunos do 7º A estão a terminr os seus trabalhos sobre o tema das catástrofes ambientais, com a ajuda do guião da BE. 
Por sua vez, os alunos do 4º Ano da EB1 de Arazede ficaram a conhecer, na Hora do Conto, O dia em que o mar desapareceu, de José Fanha, baseando-se nesta obra para a produção de trabalhos que irão recriar na BE o "fundo do mar" por eles imaginado...
Para essa mesma exposição contribuirão também os trabalhos que os alunos da Ed. Especial (C.E.I.) estão a confecionar, na sequência de mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE". Este grupo teve, ontem, ocasião de folhear mais uma obra do sítio Cata Livros (http://www.catalivros.org/), descobrindo, desta vez, a História do Rainbow Warrior (Rocío Martínez, 2008), que homenageia o famoso navio da Greenpeace e evoca uma antiga profecia dos índios norte americanos acerca da destruição da Terra e dos seus recursos, provocada pela ganância humana; destruição que só os "guerreiros do arco-íris" poderão travar.
Seduzidos pelo texto e as belas ilustrações da autora, os alunos participaram ativamente no diálogo que se seguiu, mostrando que o tema lhes diz bastante.
Após uma visita ao sítio da Greenpeace Portugal (http://www.greenpeace.org), os alunos aceitaram o desafio de construirem barquinhos, com materiais usados e recicláveis, para ajudar a divulgar o trabalho daquela e de outras organizações defensoras do Ambiente.
Daremos notícias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011