Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Celebrar Abril

No âmbito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, recebemos hoje na BE a Doutora Manuela Cruzeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para duas sessões dedicadas a este momento histórico e ao seu significado. Tendo como público as turmas do 6º e do 9º Anos (na primeira e na segunda sessões, respetivamente), a nossa convidada manteve com os alunos uma comunicação informal marcada pelo diálogo e pela participação dos jovens presentes.

Este encontro foi o culminar de um conjunto de pesquisas e trabalhos sobre o tema, estabelecendo a ponte com a atualidade do país. Ao 6º Ano coube o desafio de fazer entrevistas no seio familiar e na comunidade, procurando, através dos testemunhos recolhidos, comparar o fenómeno da emigração portuguesa antes de 1974 e nos nossos dias. Os alunos do 9º Ano fizeram um levantamento, em diversos periódicos nacionais online, de títulos, imagens e informações sobre o país atual. Os materiais produzidos ou selecionados estão em exposição na BE.
 
Também em exposição estão outros trabalhos dos alunos do 6º Ano, em torno dos 40 Anos do 25 de Abril. Merecem ser lembradas as telas pintadas pelos alunos do 6º A, com a ajuda dos seus familiares, alusivas à Revolução dos Cravos, e que se encontram expostas na BE.

Do 6º B, e das aulas de Ed. Visual desta turma, são os cartazes que expusemos à entrada da BE, nos quais a imagem se faz de palavras.


Em destaque está ainda uma representação da "cela" de Álvaro Cunhal, enquanto preso político, recordando "o homem, o pensador, o artista" e, simbolizados nele, todos os presos políticos do Estado Novo; nesta exposição destacam-se os desenhos do autor, recriados pelos alunos: trata-se de uma iniciativa proveniente das aulas de Ed. Visual do 6º B e que contou ainda com a colaboração do ATL.








E também o "Autor do Mês" celebra Abril connosco: José Jorge Letria.
 
Têm sido, ao longo das últimas semanas, diferentes formas de comemorar estes 40 anos do 25 de Abril. Mas todas elas confluiram no objetivo de o fazer com espírito crítico, provocando mais perguntas do que lições estudadas de cor; interpelando, comparando passado e presente - construindo memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011